Segredos de tio Jó - músicas tristes


Tio Jó teve uma "Rádio Rodoviária". Certa vez, esperando quem não viria, por longas horas fiquei caminhando no pátio, à noite, perto dos jardins e dos laguinhos com pequenas ilhas habitadas por  alguns casais de patos.

A noite de verão estava fresquinha. Tio Jó gostava, entre outros estilos, de música romântica. Ele era um romântico incorrigível. Parecia alienado e indiferente às desesperanças com que seu coração foi machucado.

Verdade! E o pior: aquilo me contaminou! Naquela noite, eu não ia partir "en la barca de oro", mas a voz doce e harmoniosa do saudoso dueto Pedro Vargas e Libertad Lamarque me encantou. Era como se eu estivesse no porto, dando adeus à mulher que amei. "¡Adios mujer, adios para siempre! ¡Adios!"

Passaram-se décadas até achar todas as músicas que me encantaram - menos uma. Incrível! Menos uma!

Finalmente hoje, 31 anos depois, encontrei "La Barca de Oro!" 



 

Yo ya me voy
al puerto donde se halla
la Barca de Oro
que debe conducirme
Yo ya me voy
solo vengo a despedirme
adiós mujer
adiós para siempre, adiós

No volverán
tus ojos a mirarme
ni tus oídos
escucharán mi canto
Voy a aumentar
los mares con mi llanto
adiós mujer
adiós para siempre, adiós

No volverán
tus ojos a mirarme
ni tus oídos
escucharán mi canto
Voy a aumentar
los mares con mi llanto
adiós mujer
adiós para siempre, adiós
adiós mujer
adiós para siempre, adiós


-
Mas esta traz outra muito mais antiga, dos tempos da adolescência de tio Jó,
e muitas vezes ouvi a sua voz, não com a beleza do dueto saudoso, mas sussurrando baixinho, como se cantasse para alguém que eu não conheci:

"Vaya Con Dios"





Si llegó el momento ya de separarnos
En silencio el corazón dice y suspira:
Vaya con Dios mi vida
Vaya con Dios mi amor

Las campanas de la iglesia suenan tristes
Y parece que al sonar también te dicen:
Vaya con Dios mi vida
Vaya con Dios mi amor

Adonde vayas tú yo iré contigo
En sueños siempre junto a ti junto estaré,
Mi voz escucharás dulce amor mío
Pensando como estarás
Volvernos siempre a ver

La alborada al despertar feliz te espera
Si en tú corazón yo voy, adonde quieras
Vaya con Dios mi vida, vaya con Dios mi amor...
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"JESUS VEM, MAS NÃO SEI SE VOU SUBIR"

Fevereiro – do luto ao amor