Segredos de tio Jó - ANOITECENDO



Visitar tio Jó influenciará o meu futuro para sempre. Passar as férias com ele foi um festival permanente de surpresas. Afinal, um poeta que também gostava de compor música e letra de canções românticas só podia ser assim.
Ao final de um entardecer, encontrei sobre a mesa da biblioteca certa poesia diferente. Ao perceber o triplo soneto, surpreendi-me de que tio Jó tivesse escrito uma poesia de amor com 42 versos, e mais ainda quando depois mostrou outra de 96!
Eu havia entrado na adolescência e o interesse pelas mocinhas começava a ficar vivo, mas o que conhecia do assunto não passava do que percebia no ambiente familiar pacato em que estava crescendo e das conversas às vezes maldosas que ouvia na escola. Agora, um súbito arroubo de crescimento suscitou interesse pelo texto poético. O título é “Último adeus” e começa assim:

                      “Finalmente decidi:
                       Queimei as pontes, querida,
                       Que, nos caminhos da vida,
                       Me levavam sempre a ti.”

Àquela altura eu ainda nem sabia que tio Jó tivesse tido alguém na vida, mas a poesia revelava o profundo amor de quem decidiu deixar sua amada em liberdade, porque havia mais alguém! Não me sentia confiante para fazer certas perguntas, mas indaguei:
– Tio, pra quem o senhor fez esta poesia?
Tio Jó mostrava ser atencioso e profundo, porém só mais tarde vim a compreender o aspecto mais paradoxal de sua personalidade: embora muito racional em relação a coisas, ele era sentimental em relação a pessoas.
Na ocasião não entendi muito. Só agora, décadas depois, compreendo a profundidade do que ouvi naquela tarde. Ao invés de responder, tio Jó abriu a porta e me convidou para sair ao pátio:
– Filho, estás vendo a beleza do entardecer? Pode parecer triste que o dia está findando, mas é o ciclo da vida. Para ti, não faz muito que a vida amanheceu, mas, como o dia declinando, a minha vida também chegou ao entardecer.
Pensei comigo: ele está me enrolando e não vai responder o que perguntei. Mas ele estava a caminho:
– A destinatária da poesia está indo na mesma direção. Ainda não é o crepúsculo, mas na vida dela também a tarde começa a declinar. Nicky Cruz escreveu “Solitário, mas nunca sozinho”. Como eu, ela está solitária. Diferente de mim, ela está sozinha.
            O tio olhou significativamente para o lado, como quem pensa muito no que vai falar, e passou a mão na cabeça. Como quem fala consigo mesmo, perguntou:
– Ou será o contrário? Acho que solitário é quem está na solidão. Isso pode acontecer com quem está sozinho e com quem está cercado por multidões.
Depois tio Jó contou-me um pouco de sua mocidade e voltou à poesia:
– Bem… A moça para quem escrevi isto não está apenas só. Está solitária. Vês aí a data? Escrevi há décadas.
Depois de dizer onde ela mora e do quanto se queriam bem, perguntei por que não voltam a relacionar-se. Respondeu-me que uma vez a alertou sobre o risco que corria por desobedecer a Deus e aproximar-se de pessoas perversas. Daí para a frente, nunca mais ela quis falar com ele.
Prosseguiu:
– Aprendi no relacionamento com Deus que livre arbítrio é sagrado. Se ela não quer, eu respeito. Sei que é o melhor, porque ao semear respeito pelos outros também vou colher isso.
Tio Jó havia preparado chimarrão e estávamos sentados no banco rústico perto do oitão. A noite já começava a banhar os campos, derramando uma brisa fresca ao nosso redor. As estrelas mais brilhantes começavam a surgir. No horizonte, a lua cheia espiava devagar. Eu não conhecia a moça do passado do tio, mas começava a sonhar com o dia em que minha vida também teria um amor. Inspirado pela conversa, perguntei o que ele diria à moça, se pudesse.
Depois de um suspiro profundo, respondeu-me com entusiasmo vivo na voz, com olhos que pareciam brilhar mesmo no escuro, e com gestos expressivos das mãos:
– Aaaah! Eu lhe diria com muito amor: olha para Jesus, o autor e consumador da fé; põe em prática as tuas dezenas de leituras da Bíblia e vive por fé; honra a memória de teus pais e confia: estabelece sonhos e objetivos, porque o amor de Deus por ti não diminuiu. Ele quer que invistas num viver coerente, a fim de Ele te dar como retribuição um apreço que não compreendes e uma estima que nunca imaginaste possível!
Depois de uma pausa para servir a última cuia de chimarrão sob as estrelas daquele anoitecer, completou:
– Deus nos salva por amor, mas, se O agradamos, Ele “reage” com apreço pelo nosso modo de viver. Se nos aproximarmos ainda mais, Ele nos estimará. Então, do amor podemos chegar ao apreço, e do apreço podemos conquistar a estima. Na parábola do filho pródigo, o pai amou o desviado e correu ao encontro quando ele voltou. Então declarou ao mais velho: “tudo que eu tenho é teu”.
Quando entramos, a lua já estava alta e a brisa tinha ficado mais forte. Transformando-se num vento razoável, agora sussurrava forte nas hélices da usina eólica. Tio Jó desligou as luzes do pátio, fechou a porta e, mais uma vez, deu-me uma lição de vida:
– Da mesma forma como fechei a porta por dentro e impedi o frio de invadir nossos aposentos, a moça que amei me rejeitou e fechou o coração por dentro. Escolheu pôr-me para fora e eu a respeito, porque o Amor respeita. Nunca mais bati nem baterei para ela abrir. Porém o amor de Deus é muito maior que o meu, e Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”.
Naquela noite custei muito a dormir, pensando em declarações de Tio Jó:
– A tua vida está no amanhecer. A minha está anoitecendo. A moça que amei está no crepúsculo. Não sabemos quanto tempo nos resta, mas o que Deus promete Ele cumpre. Os planos que me revelou serão cumpridos. Os planos que tentou revelar a ela, também – se ela deixar!
A presença de Deus ainda preenchia cada átomo do interior daquela casa e, estranhamente, através de meus pensamentos vinha a imagem de uma moça solitária, distante no espaço e no tempo. De joelhos dobrados à beira da cama, orava com lágrimas, rogando que Deus a restaurasse na Sua Presença. Ao mesmo tempo, do outro quarto eu ouvia tio Jó orar:
– Senhor, graças pela Tua presença viva em minha casa.
Depois continuava:
– Manifesta-te na casa dela, Senhor! Pela Tua presença viva, endireita a vida dela e faze sentir o Teu amor! Dá-lhe a convicção de que Tu não a rejeitaste! Quando chora na Tua presença e implora por perdão, perdoa-a! Dá-lhe certeza de que ninguém merece o Teu amor, mas faze anelar pelo Teu apreço! Faze buscar a Tua estima!     
Quando ele orava assim, vinha-me a visão de uma moça enxugando-as lágrimas com as mãos, levantando-se de sobre os joelhos, apagando a luz, envolvendo-se nos cobertos grossos e dando graças pela presença de Deus em seu quarto, até adormecer, repetindo:
            – Senhor, graças pela Tua presença!... 
            ... Solitária, mas nunca sozinha! 
            ... Sozinha, mas nunca solitária! 
            ... Senhor, graças…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"JESUS VEM, MAS NÃO SEI SE VOU SUBIR"

Segredos de tio Jó - músicas tristes

Fevereiro – do luto ao amor